Porque os filmes, histórias, lendas vivem afirmando e contando que os heróis que já passaram por este planeta são tão distantes de nós?


Algumas vezes, paro para pensar (na verdade, muitas vezes) na luta  de cada um. Nas minhas rotineiras viagens de ônibus para o trabalho pela manhã vejo rostos desconhecidos, mas que sempre me levam a querer saber o que cada um faz para conquistar seu pequeno espaço nese mundo imenso ou, o que cada um faz para sobreviver diante de todos empecilhos postos na nossa caminhada. São meninas novas que já tem filho para criar e instruir no futuro, são senhores tentando um novo "bico" a cada dia para sustentar toda a família, são jovens que trabalham incansavelmente para ganhar míseras comissões  nesta nossa Zona Comercial tão exploradora, são crianças vendendo balas e aturando muitos "nãos" em busca do pão da manhã ou da janta.


Eu estaria equivocada em discordar destes grandes autores quando digo que um herói para ser herói deve no mínimo ter defeitos? Eu estaria equivocada qaundo afirmo pensar que na verdade os verdadeiros heróis são todos estes citados acima? E por que não?


Por acaso, ser humano e se preocupar com a família é egoísmo? Porque os heróis das histórias sempre se preocupam com a humanidade. Por acaso, trabalhar hoje para comprar o almoço de amanhã não seria um ato heróico? Porque os grandes heróis não se preocupam com isso. O ideal seria que as tantas histórias heróicas de ficção no mínimo tivessem um pouco desta nossa realidade (por mais ficção que a obra tenha), assim, nos veríamos nestas histórias, nos identificaríamos com estes heróis e então, nos tocaríamos que os heróis citados na história na verdade somos nós.

Lianah Himura